Agrocomputação

O Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação da Faculdade de Tecnologia SENAI Mato Grosso, a ser ministrado na cidade de Rondonópolis, estado de Mato Grosso, foi elaborado em consonância com as Leis de Diretrizes e Base da Educação Nacional ¿ LDB nº 9.394/96, com os dispositivos da Lei nº 12.796/13, as Diretrizes Norteadoras da Educação Superior e o Catálogo Nacional de Curso Superior de Tecnologia, com objetivo de atender as necessidades da economia emergente que necessita de recursos humanos qualificados e isso em parte justifica a implantação do Curso Tecnológico em Agrocomputação integrado na FATEC SENAI Mato Grosso. As transformações sociais da atualidade têm gerado mudanças profundas no mundo do trabalho. Os desafios estão relacionados aos avanços tecnológicos e às novas expectativas das empresas, que agora enfrentam mercados globalizados, extremamente competitivos. Com a globalização temos um mercado de trabalho mais competitivo, exigindo mais qualidade com menor custo.

A justificativa da oferta do referido curso fundamenta-se no fato de que em todas as organizações especialmente nas mais complexas, a informática se tornou imprescindível. O desenvolvimento de sistemas bem como conhecimento amplo dentro da computação é indispensável nas atuais demandas do mercado de trabalho. Conforme a realidade exposta há carência de profissionais capacitados em operar com tecnologias de informação, uma vez que os empreendimentos voltados ao agronegócio estão automatizando os seus ramos de atividade para melhorar sua produtividade e proporcionar mais qualidade na prestação de serviços aos seus clientes.

A FATEC SENAI Mato Grosso se propõe, portanto, a formar especialistas em agrocomputação que saibam aplicar, trabalhar e usufruir de modo correto e adequado das tecnologias dispostas para o agronegócio, pois as tecnologias direcionadas a este segmento do mercado vêm crescendo e sendo diretamente empregadas no gerenciamento de empresarial.

Diferenciais

Ambientes Pedagógicos: Sala de aula, biblioteca e laboratório de informática com internet.

Equipamentos: Computador com projetor multimídia.

Recursos e Materiais Didáticos: Tela de projeção, flip chart, quadro branco, livro, sites e revistas especializadas.

Concluintes do Ensino Médio ou de curso de graduação interessados em obter o perfil profissional de Tecnólogo em Agrocomputação.

A implantação deste curso deverá propiciar o desenvolvimento das competências constitutivas do perfil profissional estabelecido pelo Comitê Técnico Setorial de Gestão para a habilitação Tecnólogo em Agrocomputação contida no perfil profissional estabelecido, considerando as informações do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC.

O norteador de toda a ação pedagógica são as informações trazidas pelo mundo do trabalho, em termos das competências requeridas pela área de formação, numa visão atual e prospectiva, bem como o contexto de trabalho em que esse profissional se insere, situando seu âmbito de atuação, tal como apontado pelo Comitê Técnico Setorial e conciliando com a matriz de referência do ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do Ensino Superior. Vale ressaltar que, na definição do perfil profissional do Tecnólogo em Agrocomputação, o Comitê teve como referência essencial a caracterização e as competências profissionais gerais do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.A metodologia adotada na Faculdade, para todos os cursos, é a ¿Metodologia SENAI de Educação Profissional¿.

A metodologia desenvolve competência profissional, implicando na mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais necessários ao desempenho de atividades ou funções típicas, segundo padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho.

Para desenvolver competências o SENAI apoia-se na Comissão Internacional sobre Educação para o Século 21, criada pela UNESCO sob a presidência de Jacques Delors (1998), que sugeriu alguns princípios para o processo de aprendizagem e que se referem aos saberes:

-aprender a aprender;

-aprender a fazer;

-aprender a conviver; e

-aprender a ser.

* Consulte Valores

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