Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social não deve ser vista como uma atividade separada da educação, mas sim como uma abordagem mais ampla e consciente. Ela vai além de ações pontuais e ocasionais em datas específicas (PEREIRA, 2003, p. 232). Nas instituições de ensino superior (IES), a responsabilidade social deve ser discutida e incorporada em todos os espaços acadêmicos, como uma nova visão de mundo, das pessoas e das relações que estabelecem com o meio ambiente.

Na Fatec Senai MT, nosso objetivo é promover a Responsabilidade Social através de ações educacionais e atividades sociais envolvendo toda a comunidade acadêmica. Buscamos estimular o pensamento crítico, fomentar a união e despertar a consciência social entre os estudantes. Dessa forma, contribuímos para uma sociedade mais justa e sustentável, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento econômico e social, preservando a memória cultural, a produção artística e o patrimônio cultural. Junte-se a nós nesse compromisso com a responsabilidade social e faça a diferença.

Conheça agora nossas ações de Responsabilidade Social:

Desde 2016, a parceria entre a Fatec Senai e o IEL MT tem como propósito fortalecer a competitividade dos indivíduos diante das oportunidades profissionais por meio do Banco de Empregos do IEL (IEL Empregos). Essa iniciativa visa oferecer maior abertura e acesso às oportunidades de trabalho, ao mesmo tempo em que proporciona à população disponível no mercado a chance de se candidatar a vagas de emprego, especialmente na Seara Industrial.

Nossa parceria busca impulsionar o desenvolvimento profissional e facilitar o encontro entre talentos e oportunidades, contribuindo para a inserção e progresso no mercado de trabalho.

O projeto Ativa Idade tem como propósito promover a inclusão digital entre a população idosa que possui pouco ou nenhum conhecimento sobre informática básica. Buscamos implementar ações que permitam a inclusão das Tecnologias Digitais, promovendo discussões que estimulem a aprendizagem e o contato físico com o computador, explorando suas diversas aplicações práticas e vantagens no cotidiano dos idosos.

Nosso objetivo é contribuir para o exercício da cidadania, a ampliação dos direitos sociais e a interação entre estudantes e a comunidade local.

As práticas em educação e saúde têm como objetivo realizar construções compartilhadas de saberes, fundamentadas nas histórias individuais e coletivas dos sujeitos em seus diversos papéis sociais, como professores, educandos, funcionários, familiares e comunidade externa. Essas práticas visam promover aprendizagens significativas e reforçar uma ética inclusiva, abrangendo a participação ativa de múltiplos interlocutores no cotidiano educacional e de saúde.

Anualmente, promovemos a Campanha Outubro Rosa/Novembro Azul, que tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama e do Câncer de Próstata. Por meio dessa campanha, incentivamos a adoção de medidas práticas recomendadas pelos médicos, como o check-up anual, além de encorajar homens e mulheres que sentem medo de realizar consultas e exames. Buscamos informar, conscientizar e quebrar tabus na população em geral, ao mesmo tempo em que ressaltamos a relevância do apoio psicológico nessa jornada de enfrentamento dessas doenças.

Quando o Natal se aproxima, o espírito solidário ganha força e renovação. Essa data especial sensibiliza as pessoas, criando um ambiente de acolhimento e compartilhamento. É um momento propício para exercitar sentimentos como solidariedade, amizade e compaixão, inspirando ações que trazem um novo sentido à vida de cada um de nós.

Através do Projeto "Natal Solidário", a Fatec Senai MT realiza anualmente ações que têm o objetivo de beneficiar a comunidade de forma duradoura ao longo do ano. Essas iniciativas buscam deixar um legado de solidariedade, promovendo impacto positivo na vida das pessoas e estimulando a continuidade das práticas solidárias ao longo do tempo.

A Fatec Senai MT é certificada como Instituição Socialmente Responsável e possui o "Selo Instituição Socialmente Responsável" desde 2016. Essa certificação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que busca destacar os projetos sociais desenvolvidos pelas instituições de ensino particular ao longo do ano, nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras. O selo certifica a participação da Fatec Senai MT na Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

ABMES

Durante o período letivo, a Fatec Senai MT realiza diversas ações de responsabilidade social com o objetivo de promover o pensamento crítico, a união e a consciência social entre os estudantes. A instituição desenvolve atividades educacionais com foco em ações sociais, envolvendo toda a comunidade acadêmica, visando contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável.

Na edição de 2022 do projeto de responsabilidade social Emprega Talentos, a Fatec Senai MT beneficiou diretamente cerca de 600 pessoas da comunidade em geral por meio de cursos, e aproximadamente 200 pessoas participaram da Feira de Empregabilidade. Já em 2023, o reconhecimento veio com o Projeto Mulher, realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que ofertou cursos gratuitos de qualificação profissional na área de Gestão Empresarial com ênfase em empreendedorismo e educação financeira. A iniciativa formou 50 mulheres na baixada cuiabana. Essas ações refletem o compromisso da instituição em promover a inclusão social, o desenvolvimento econômico e social, além de estimular oportunidades de emprego e capacitação para a comunidade.