Dúvidas Frequentes

1. Tem bolsa de estudo? Financiamento? Política de desconto?

Temos uma política comercial de desconto que altera a cada campanha de oferta de cursos (de graduação e de pós-graduação). Contemplamos empresas e indústrias de diversos segmentos econômicos, via convênio, egressos da Fatec e Senai, além de funcionários da indústria.

Sim. É uma instituição de ensino superior privada, sem fins lucrativos, mantida pelo Senai MT e sediada na cidade de Cuiabá.

Os Cursos Superiores de Tecnologia (CST) são cursos de graduação sim, mas diferem dos cursos tradicionais por sua ênfase em aspectos práticos da profissão. Por isso, possuem uma duração mais curta e oferecem uma formação especializada voltada para a aplicação prática de ferramentas e processos no mercado de trabalho. Os CSTs proporcionam uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, sem perder a qualidade do ensino superior.

Tecnólogo é o nome do profissional que se forma em algum Curso Superior de Tecnologia.

Ao finalizar uma graduação tecnológica, o estudante recebe um diploma de nível superior que lhe permite prosseguir para programas de pós-graduação em nível lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Além disso, o diploma é reconhecido como comprovação de formação superior para participar de concursos públicos e pode abrir portas para oportunidades de emprego em diversos setores.

A Fatec é uma IES - Instituição de Ensino Superior – credenciada no MEC (Portaria nº1249 de 16/09/2011, D.O.U. 19/09/2011) e reconhecida com conceito 3.

Sim, todos os Cursos Superiores Tecnológicos - CSTs são autorizados pelo Conselho Regional do Senai (CRS) e são reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Os cursos de especialização, em nível Pós-graduação lato sensu Fatec Senai MT, estão em conformidade com as recomendações da Resolução do CNE/CES, nº 01/2007 (de 08 de junho de 2007) da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Será outorgado pela Fatec Senai MT o Certificado de Conclusão do Curso de Pós-graduação em nível lato sensu aos participantes que atenderem a todos os critérios de aprovação.

A Transferência de Curso deve ser solicitada por Requerimento Online, disponível no portal. O pedido será examinado pelos Supervisores de Curso envolvidos e poderá ou não ser deferido, conforme existência de vaga e compatibilidade curricular. O cumprimento do prazo para a solicitação é fundamental para o deferimento do pedido. Para solicitar a mudança de curso, o estudante deverá estar regularmente matriculado e sem pendências financeira ou documental.

O estudante poderá solicitar o trancamento de sua matrícula, por meio do serviço de requerimento eletrônico, disponível no portal, por no máximo dois anos. 
 
Não é possível o trancamento em dois casos: 
a) Estudante de primeiro módulo, ingresso quando este for oriundo do processo seletivo, transferência externa ou matrícula especial para portador de diploma. 
b) Trancamento parcial de Unidade Curricular. 
 
Vale lembrar, que o retorno aos estudos obrigará o estudante, que houver trancado a matrícula, a cumprir o currículo que estiver ora vigente e a disponibilidade da oferta do curso, módulo e turma. 
 
A concessão do direito de trancamento está reservada aos estudantes em situação regular junto à Instituição.

Para ser considerado APTO para o próximo módulo, o estudante deverá atingir média igual ou maior que 7,0 (sete) e ter 75% de presença em cada Unidade Curricular que compõe o Módulo estudado.

O estudante dispõe de acesso à internet para fins acadêmicos na FATEC SENAI MT. As instruções de acesso são realizadas por meio de um Guia de Orientação e Políticas de Segurança à Rede. Vale ressaltar que o acesso é somente para fins acadêmicos.

Estudante deverá solicitar, via Portal Área do Aluno, o pedido de 2ª Chamada até 3 (três) dias úteis, anexar documento comprobatório (COM JUSTIFICATIVA OU SEM JUSTIFICATIVA) para análise da Supervisão de Curso Superior e aguardar deferimento ou indeferimento do processo.

É considerado Justificativa quando você não pode comparecer às provas, por motivo de doença ou outros impedimentos legais, e tem o prazo de 3(três) dias úteis para fazer a solicitação e anexar o respectivo comprovante do motivo legal que gerou o pedido. No caso de doença, apresente atestado médico com indicação do CID (Código Internacional de Doenças), período de afastamento, carimbo e assinatura do médico. O estudante que se enquadrar nos casos abaixo terá isenção da taxa: 
 
I. Por razões de luto (parentes de 1º grau). 
II. Por motivo de convocação oficial. 
III. Quando em atividades profissionais/trabalho. 
IV. Quando afastado das atividades acadêmicas por recomendação médica. 
V. Casamento do aluno: até 3(três) dias imediatamente posteriores ao evento. 
VI. Morte de parente próximo: até 2 (dois) dias após a ocorrência. 
VII. Nascimento de filho: se coincidir com o dia do nascimento. 
VII. Serviço militar: no dia e hora marcados para apresentação.

Para os casos sem comprovação, a realização da 2ª chamada, ocorre mediante a solicitação via portal e pagamento de taxa. O seu pedido será analisado pela Supervisão de Curso Superior. Havendo deferimento, o(a) professor(a) será informado(a) de que deverá realizar a segunda chamada, conforme datas previstas e divulgadas no Calendário Acadêmico.

I. O não comparecimento à avaliação do trabalho de grupo, mesmo quando justificado, não dá direito a segunda chamada; 
II. O não comparecimento à prova de segunda chamada não dá direito de solicitar nova oportunidade, mantendo-se assim, a nota zero relativa a esta avaliação; 
III. Não há segunda chamada para provas finais.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) compõe uma unidade curricular de 100h contemplado no último módulo do curso e constitui-se em uma atividade acadêmica de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão ou ao curso de graduação, desenvolvida mediante controle, orientação e avaliação docente, cuja exigência, conforme o estabelecido na proposta do Projeto Pedagógico dos Cursos. O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser apresentado a uma banca, de acordo com a natureza e os fins do curso e sua elaboração é individual. O estudante avaliado com aproveitamento satisfatório deve obter média = 7,0 (sete). Obs.: Cada curso tem regulamentação própria no que se refere ao cumprimento dessa atividade acadêmica.

Em conformidade com a Lei nº 11.788, de 25/09/2008, o Estágio Não Obrigatório, é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso. Ao estudante da FATEC SENAI MT é facultado o acesso ao estágio não obrigatório. Nesse caso, a duração do estágio, pela parte concedente, não poderá exceder 02 (dois) anos, exceto quando se tratar de estudante estagiário com deficiência, conforme respalda a lei específica vigente. Ressalta-se que no Estágio não Obrigatório a empresa tem também obrigações a cumprir, ou seja, a Lei nº11788/2008.

Temos uma política comercial de desconto que altera a cada campanha de oferta de cursos (de graduação e de pós-graduação). Contemplamos empresas e indústrias de diversos segmentos econômicos, via convênio, egressos da Fatec e Senai, além de funcionários da indústria.
Financeiro

E-mail

tesouraria.fatec@fatecsenaimt.ind.br

Segunda à Sexta das 13h às 22h

E-mail
Telefone ou Whats

(65) 3612-1709

Segunda à Sexta das 13h às 22h

Telefone ou Whats
Biblioteca

E-mail

biblioteca@fatecsenaimt.ind.br

Segunda à Sexta das 09h às 22h

E-mail
Telefone ou Whats

(65) 3612-1715 

Segunda à Sexta das 09h às 22h

Telefone ou Whats
Suporte de TIC

E-mail

ti.pas01@sfiemt.ind.br

Segunda à Sexta das 13h às 22h

E-mail
Telefone ou Whats

65) 3612-1760

Segunda à Sexta das 13h às 22h

Telefone ou Whats
Secretaria

E-mail

secretaria.fatec@fatecsenaimt.ind.br

Segunda à Sexta das 13h às 22h

E-mail
Telefone ou Whats

(65) 3612-1712 

Segunda à Sexta das 13h às 22h

Telefone ou Whats