Ações de inclusão digital, cases do Brasil Mais Produtivo e missão na China são temas de reunião do Conselho Regional do Senai MT

quinta-feira, 1 de maio de 2025

.
Conselheiros receberam a Revista Indústria de MT

A 4ª Reunião Ordinária do Conselho Regional do Senai MT discutiu uma série de ações que aconteceram ou ainda estão em andamento, como é o caso do programa Brasil Mais Produtivo e seu atendimento a micro, pequenas e médias indústrias, a realização de um curso de educação digital para o público 60+ na Fatec Senai e a participação do Senai MT em uma missão na China, que visitou 12 escolas técnicas em abril.

Além disso, os conselheiros também aprovaram a realização dos cursos de Aprendizagem Técnica em Eletrotécnica no Senai Distrito, Manutenção de Máquinas Pesadas em Lucas do Rio Verde, Eletromecânica em Sorriso e o curso técnico em Refrigeração e Climatização em Várzea Grande.

A gerente executiva de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Naiara Galliani, apresentou um balanço do programa Brasil Mais Produtivo e mostrou alguns cases de indústrias que tiveram aumento em produtividade a partir dos atendimentos.

O programa atendeu a 174 indústrias em 2024 e este ano a meta é o atendimento a 185 micro e pequenas e oito médias indústrias. Para isso, um time de 25 consultores técnicos estão habilitados para realizarem os atendimentos em todo o estado.

Já a gerente executiva de Educação Profissional e Superior do Senai MT, Jocely Nogueira, apresentou um balanço da participação da equipe de robótica FRC do Senai Nova Mutum, a Mutum-X, no Mundial de Robótica, que ocorreu em Houston, nos Estados Unidos. Na ocasião, a equipe conquistou o 54º lugar na divisão.

.

Outro destaque, foi a realização do curso Educação Digital para o público 60+, que está sendo realizado pelos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Senai. O curso teve grande procura pelo público, reunindo mais de 100 inscritos. A primeira turma teve início no último sábado (26.04) e terá aulas até o mês de junho.

Por fim, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, apresentou os principais insights de uma missão na China, organizada pelo Senai Nacional e que, além do Senai MT, também levou representantes do Senai de São Paulo e Minas Gerais. Ao todo, cinco cidades chinesas foram visitadas, além de 12 escolas técnicas do país.

Braguini destacou o foco que o governo chinês dá às competições educacionais, a exemplo da WorldSkills, a olimpíada das profissões, e como essas competições estão estrategicamente colocadas no centro da educação profissional. Ele ainda destacou os grandes investimentos em infraestrutura nas instituições de ensino.

Os conselheiros ainda receberam o Boletim Boas Notícias, que reúne as principais ações ocorridas ao longo do mês e um exemplar da Revista Indústria de Mato Grosso, que está em sua terceira edição e foi recentemente lançada.

Texto e fotos: Julia Oviedo