Fatec Senai Rondonópolis inaugura laboratório de informática e lança 1º curso presencial de IA
quarta-feira, 30 de abril de 2025

A Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec Senai) em Rondonópolis inaugurou nesta terça-feira (29) um novo laboratório de informática equipado com 40 computadores de última geração. O espaço atenderá à crescente demanda dos cursos de Agrocomputação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial e Logística, além do primeiro curso presencial de Inteligência Artificial da unidade.
As novas máquinas vêm com softwares avançados para uso nas áreas de agricultura digital, desenvolvimento de sistemas, gestão de estoque e projetos de automação, compatíveis com as ferramentas utilizadas no mercado de trabalho atual.
“O novo laboratório terá um impacto decisivo para garantir a metodologia Senai. Tanto para os cursos da graduação como para os cursos de extensão. Será possível criar situações de aprendizagem baseadas em casos reais simulando problemas que eles encontrarão no cotidiano”, explica Paulo Cesar Junior, coordenador dos cursos da Fatec Senai Rondonópolis.
Com a nova estrutura, a Fatec Rondonópolis passa a contar com sete laboratórios de informática, além de uma planta da Indústria 4.0 para a prática dos alunos. Também está em construção uma área experimental para as disciplinas de produção agrícola, monitoramento de pragas e doenças e outras disciplinas do Agro que atendem ao curso de Agrocomputação.

Primeiro curso de Inteligência Artificial de Rondonópolis
O novo laboratório será palco do primeiro curso de Inteligência Artificial (IA) totalmente presencial de Rondonópolis. As inscrições estão abertas para a capacitação que terá carga horária de 20h, ministrada pelo especialista Fabiano de Freitas.
O diferencial será adaptar o conteúdo às necessidades específicas de cada aluno, mostrando na prática como a IA pode otimizar processos e o cotidiano. Será um apoio pedagógico aos primeiros passos na área.
“Quero demonstrar algumas coisas bem avançadas que uso e desenvolvi para abrir o interesse dos alunos e novas turmas mas, também, fazer na prática um curso para iniciantes”, destaca Fabiano Freitas, instrutor do curso.
O curso foi desenhado para fornecer uma base sólida aos iniciantes. Os participantes explorarão os conceitos fundamentais da IA e suas diversas aplicações, como machine learning, deep learning, processamento de linguagem natural, visão computacional e ciência de dados.
Na prática, aprenderão a interagir e utilizar ferramentas de IA generativa populares como ChatGPT, Gemini e Deepseek para criar desde textos simples até estruturas de artigos e e-books. O curso também inclui o desenvolvimento de projetos básicos, como jogos simples (jogo da velha) e utilitários (calculadora, cronômetro). Será abordada também a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto da Inteligência Artificial.
O investimento para o curso de IA é de R$ 245 por participante. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (66) 2101-5041.
Texto: Lorena Bruschi